COPA DO MUNDO COMEÇA HOJE COM JOGO ENTRE RÚSSIA E ARÁBIA SAUDITA

COPA DO MUNDO COMEÇA HOJE COM JOGO ENTRE RÚSSIA E ARÁBIA SAUDITA

- em Geral
84


Com grande expectativa, começa hoje a 21ª Copa do Mundo de futebol. Rússia e Arábia Saudita medem forças na estreia do torneio

O Luzhniki recebe a abertura e a final do Mundial. Expectativa é de lotação no jogo de hoje ( FOTO: AFP )
00:00 · 14.06.2018 / atualizado às 00:29

Brasileiro naturalizado russo, Mario Fernandes (às esquerda), deverá aparecer como titular na equipe russa, que busca a retomada das vitórias ( FOTO: AFP )

Seleção árabe surpreendeu nas eliminatórias asiáticas ao se classificar sem repescagem e volta à Copa do Mundo após 12 anos ( FOTO: AFP )
Do estádio Luzhniki ao estádio Luzhniki: a Copa do Mundo de 2018 começa nesta quinta-feira (14), às 12h (horário de Brasília) com o duelo entre a anfitriã Rússia e a Arábia Saudita pelo grupo A, no mesmo cenário onde será disputada a final no dia 15 de julho. Antes, uma pequena cerimônia de abertura vai ser realizada antes da partida.

O jogo não promete ser dos mais atrativos no Mundial, já que Rússia e Arábia Saudita são as duas seleções da competição com pior classificação no ranking da Fifa, na 70ª e 67ª colocações respectivamente.
A Rússia, que tem o lateral-direito brasileiro Mario Fernandes (naturalizado russo) como titular, está há sete jogos sem vencer e vive pressionada pelo risco de ser eliminada na fase de grupos na competição que organiza.

O técnico da anfitriã, Stanislav Cherchesov, tentou aliviar a tensão do momento da equipe ao transmitir mensagem de confiança, nessa quarta-feira, véspera da abertura do Mundial. “Compreendo a preocupação, mas ninguém deveria estar preocupado”, afirmou Cherchesov ao ser perguntado sobre a péssima sequência da seleção, que não venceu em 2018.

A imprensa russa o acusa de falta de autocrítica e de não saber reconhecer os erros de sua equipe. Ainda assim, Cherchesov continuou positivo na véspera da estreia.

O treinador avaliou que a Rússia atingiu certo nível nos últimos amistosos apesar de não vencer nenhum deles. Na reta final da preparação, os anfitriões perderam para a Áustria (1-0) e empataram com a Turquia (1-1), que não vão disputar a Copa do Mundo. “Tenho a sensação de que no jogo contra a Arábia Saudita tudo irá acontecer como deve”, acrescentou. Depois do duelo que abre o Mundial, a Rússia encara o Egito, dia 19 de junho, e o Uruguai, dia 25 do mesmo mês. Todas as partidas são válidas pelo grupo A. Já o técnico Juan Antonio Pizzi, da Arábia Saudita, declarou que sua equipe vai para o jogo para vencer. “Meu estilo é ser competitivo. Quero brigar por cada bola, aproveitar cada ocasião, jogar para ganhar”, declarou o treinador argentino.

O duelo entre russos e sauditas inicia a disputa no grupo A, que também contra com o duelo entre Uruguai e Egito na sexta-feira, mesmo dia do encontro ibérico entra Espanha e Portugal, um dos principais jogos da fase de grupos.

O primeiro jogo da Copa também está marcado pela estreia do assistente de vídeo (VAR) em Mundiais. O árbitro argentino Néstor Pitana vai ser o responsável pela partida e poderá ser o primeiro a utilizar o recurso em uma partida oficial no torneio.

Preocupação

Entre ameaças terroristas, temor das torcidas violentas e incidentes racistas, os desafios de segurança que a Rússia enfrenta na véspera da abertura do Mundial 2018 são inúmeros, mas o Kremlin espera superá-los para limpar a imagem de um país confrontado com o Ocidente. A partir desta quinta, com a partida Rússia-Arábia Saudita, os olhos do planeta estarão voltados para a Rússia.

Milhares de visitantes estrangeiros, milhões de torcedores diante da TV: o maior evento esportivo do mundo é uma ocasião de ouro para a Rússia fazer bonito, e deixar para trás os sobressaltos da diplomacia internacional. “Nosso país está pronto para a Copa do Mundo, para garantir a todos que vierem à Rússia comodidade máxima e as emoções mais positivas”, declarou o presidente Vladimir Putin na quarta-feira, no 68º Congresso da Fifa”.

Para garantir um Mundial de sucesso, a Rússia reforçou as infraestruturas, investindo no total 13 bi de dólares. O principal objetivo é lutar contra o terrorismo, já que o país é abertamente alvo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), ainda mais depois de sua intervenção na Síria.

Fonte: DN

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

EMISSORA DE RÁDIO INVADIDA E RADIALISTA SOFRE ATENTADO A BALA NA REGIÃO JAGUARIBANA CE

Emissora de Rádio invadida e radialista sofre atentado