ENTREGA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO É ADIADA

ENTREGA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO É ADIADA

- em Geral
109

Integração muda data de entrega da Transposição
Com a abertura do túnel, o MI prorroga a previsão de entrega da obra mais uma vez, agora para setembro

00:00 · 11.07.2018 / atualizado às 00:54
Túnel Milagres
A estrutura do Túnel Milagres, que fica entre Pernambuco e Ceará, aberta ontem, possui quase 1 quilômetro de extensão e cerca de 9 metros de diâmetro ( Foto: ED FERREIRA/MI )
Juazeiro do Norte. O Ministério da Integração Nacional (MI) informou, na noite de ontem que, nesta terça-feira (10), foi concluída a escavação do túnel Milagres, do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), localizado na divisa entre o Ceará e Pernambuco, no município de Penaforte, no Cariri cearense. No mesmo comunicado, a previsão é de que as águas do Rio São Francisco atravessem a estrutura até setembro deste ano. Com isso, a última previsão, de conclusão da obra em agosto, é mais uma vez modificada pela Pasta.

A estrutura do túnel possui quase 1 quilômetro de extensão e cerca de 9 metros de diâmetro. A obra faz parte da meta 1N do Eixo Norte, que trará água do “Velho Chico” ao território cearense, reforçando o abastecimento no Estado.

Com o término das escavações, as equipes técnicas vão trabalhar nos serviços finais do túnel Milagres: piso e acabamento interno das paredes. De acordo com cronograma de execução das obras do Eixo Norte, a previsão é de que as águas do Rio São Francisco atravessem a estrutura até setembro deste ano. Atualmente, o recurso hídrico já avança por 80 quilômetros dos canais do Eixo Norte até a terceira estação de bombeamento (EBI-3), em Salgueiro (PE) – a maior estação elevatória de todo projeto.

Segundo o MI, em alguns trechos da etapa 1N, os trabalhos acontecem 24 horas por dia. Mais de mil pessoas foram contratadas pelo consórcio Ferreira Guedes – Toniolo, Busnello, que assumiu a obra em maio deste ano. Ao todo, o Eixo Norte é composto por 260 quilômetros de extensão, distribuídos em três etapas: 1N (140 quilômetros); 2N (39 quilômetros) e 3N (81 quilômetros). Ele registra 96% de sua execução física. São três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis.

A primeira etapa (1N) do Eixo Norte é responsável por dar funcionalidade ao trecho, pois capta a água do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), e a elevará por 188,1 metros de altura – por meio das três estações de bombeamento (EBI-1, 2 e 3). Após bombeada, a água seguirá por gravidade até os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Finalizada, ela deve beneficiar mais de 7 milhões de pessoas em 223 cidades no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – sendo 4,5 milhões moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Essa água já abastece 12 mil moradores em comunidades rurais de Cabrobó e Terra Nova (PE).

Fonte: DN

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

EMISSORA DE RÁDIO INVADIDA E RADIALISTA SOFRE ATENTADO A BALA NA REGIÃO JAGUARIBANA CE

Emissora de Rádio invadida e radialista sofre atentado